brejo-suvinilrevela2021-cozinha-6_corte.
Logo Rosa branca.png

oEbanista

RICARDO GRAHAM FERREIRA

Nossos Produtos

Quem Somos

A madeira, principal matéria-prima utilizada em seus trabalhos, ganha respeito como uma personagem viva e em constante transformação nas mãos de Ricardo Graham Ferreira. Em sua oficina, localizada na Serra Fluminense, Ricardo trabalha o material de forma intuitiva em suas inspirações.

 

A escolha da Ebanesteria surgiu da paixão de Ricardo pela madeira e suas infinitas possibilidades. O respeito pelo material e o prazer de dar vida aos seus desenhos com suas próprias mãos são, sem dúvida, sua maior satisfação como ebanista.  “A madeira é, por si só, um material sustentável e regenerador. Ela se adapta ao longo do tempo, leva marcas da sua existência e é eterna quando bem cuidada. Com isso, quero que as peças que crio sejam como a madeira que a recebeu: permanentes, passadas pelas mãos de diferentes gerações e que levem a história de cada pessoa com ela com o passar do tempo”, comenta Ricardo.  

 

A excelência do trabalho de Ricardo atravessa o material e chega no desenho, através de uma prática manual, sempre de uma forma intuitiva. Todo esse ciclo acontece alinhado com um discurso verdadeiro, vivido todos os dias por Ricardo e sua família - que mora a poucos metros de distância da oficina em que trabalha -, através de processos renováveis e sustentáveis, que imprimem um frescor real em um mundo saturado pela urgência do tempo virtual. “O diferencial do meu trabalho é a minha expressão: esta não teve escola. É aí que emprego um conhecimento mais íntimo, onde a individualidade ganha forma: curvas, tons de madeira, encaixes. É uma linguagem, uma comunicação em forma de objeto”, explica.

_DSC0978_DXOFP5_PHOTO70.jpg
 
 
sucupiratras.jpg
3leggedchair_solo 2.jpg
4Recordar.jpg
ebanista_0052.jpg

matéria prima

Trabalhamos com diferentes tipos de madeiras tropicais oriundas de manejo florestal sustentável e com madeiras de reuso, oriundas principalmente de de demolição de construções antigas.

As florestas tropicais produzem madeiras incrivelmente belas e diversas e de qualidade incrível.

Em atenção à manutenção da floresta em pé e das diferentes espécies de arvores e consequentemente madeiras, nossas peças são produzidas somente em madeiras que já tenhamos em estoque ou disponíveis na colheita.

muirapiranga

muirapiranga

perobadocampo

perobadocampo

roxinho

roxinho

sucupira

sucupira

peroba mica

peroba mica

ipe

ipe

brauna

brauna

freijo

freijo

muiracatiara

muiracatiara